
Se antes carregar consigo marmita era considerado algo vergonhoso, hoje é prático e moderno. O hábito de se alimentar fora de casa se tornou uma rotina diária para centenas de brasileiros que simplesmente não tem tempo de ter uma refeição caseira por conta da correria do dia a dia. De acordo com o IBGE, o brasileiro gasta 25% de sua renda mensal com alimentação na rua. Já a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), afirma que o campo tem crescido a uma média anual de 42%.
Por conta dos altos preços e gastos fora de casa, muitas pessoas aderiram a uma moda, que a um bom tempo atrás deixava muita gente constrangida quando o assunto era levar por aà sua comidinha do lar. As marmitas voltaram com tudo e com elas as lunch bags, de todos os preços e gostos, perfeitas para você sair pela cidade sem medo algum de ser julgado.
Uma das principais razões pelo qual as marmitas voltaram ao gosto popular, é a questão da reeducação alimentar da população; Aqueles que entraram na onda fitness, e também quem economizar e levar para o trabalho ou para a faculdade aquilo que gosta de comer, sem se estressar na hora da escolha do que irá compor o seu prato no restaurante.
Levando em consideração que você irá levar a refeição de casa, a segurança de saber oque está ingerindo é ainda maior. Uma vez que você está acostumado com o preparo e também em saber oque colocou dentro da comida e o frescor dos alimentos – algo que não sabemos geralmente quando comemos fora. Além de também estar ciente, se a sua marmita está livre do uso excessivo de sódio, gorduras e alimentos processados, considerados os grandes vilões de uma alimentação saudável.
Economizar é a palavra-chave da marmita. O valor gasto pelos brasileiros com refeições fora de casa é de assustar qualquer um. De acordo com a pesquisa do Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (ASSERT) na região Sudeste, o preço médio da refeição completa do trabalhador subiu 7,5% em 2016, passando a custar R$ 33,25 diariamente. Por conta disso, fazer a sua marmita se tornou um grande negócio.
Outra razão, é a rotatividade de opções alimentÃcias que você pode fazer ao se criar a sua marmita diária. Não ficando restringido a somente um tipo de prato, a solução é ter criatividade e fazer um planejamento semanal, assim não ficando refém de cair na rotina, e se alimentar somente daquilo que você está acostumado quando se alimenta fora de casa.
E por último, a praticidade. Marmita nem sempre precisa ser quente. Há como criar marmitas que não necessitam disso, que servem como ótimas opções saudáveis e nutritivas. E assim, podem servir de refeição em qualquer hora, e em qualquer lugar do seu dia. Agora, você não tem mais desculpa para não aderir as marmitinhas né?
Até a próxima
Pedro!